Elementos pós-textuais do trabalho ABNT 2019
Veja também: Sugestões de Temas
Veja também: Como fazer a Investigação Científica
Veja também: O que é uma Monografia
Veja também: O que é a ABNT
Veja também: Como formatar pela ABNT
Veja também: Elementos pré-textuais
Veja também: Elementos textuais
Veja também: Elementos pos-textuais
Baixar: modelo de Monografia
Referências bibliográficas
Livro com um autor
Exemplo: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.
Livro com até três autores
Exemplo: SOBRENOME, Nome Abreviado; SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.
Livro com mais de três autores
Nesse caso, pode ser difícil incluir os nomes de todos os autores. Uma alternativa é colocar o nome do primeiro e referenciar o restante como “et al”, que em latim significa “e outros”.
Exemplo: SOBRENOME, Nome Abreviado. et al. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.
Livro com autor desconhecido
A citação de obras de autores anônimos segue o modelo abaixo.
Exemplo: TÍTULO EM CAIXA ALTA – Cidade – Editora – ano de publicação – página.
Artigo on-line
Em caso de citações de artigos da internet, é necessário informar o site em que pode ser encontrado para consulta e o momento exato do acesso.
Exemplo: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Nome do site, ano. Disponível em: (link). Acesso em: (data).
Artigo on-line sem autor conhecido
Se o artigo for anônimo, será necessário especificar o nome do website em que o texto está disponível:
Exemplo: Nome do site. Título: subtítulo (se houver). Nome do site, ano. Disponível em: (link). Acesso em: (data).
Constituição federal ou estadual
Exemplo: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Página.
Legislação comum
Exemplo: BRASIL. Lei nº X.XXX, de XX de mês de ANO. Função da lei. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. XX, n. XX, data de publicação do diário onde a lei foi divulgada. Seção, páginas.
Artigo de revista
Exemplo: SOBRENOME, nome abreviado. Título do artigo. Título da Revista, (abreviado ou não) Local de Publicação, Número do Volume, Número do Fascículo, Páginas inicial-final, mês e ano.
Tese
Exemplo: SOBRENOME, nome. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. (Categoria e área de concentração) – Instituição, Local, ano da defesa.
Glossário
A formatação para o glossário é bem semelhante à lista de abreviaturas e siglas. Os vocábulos do glossário devem ser enumerados em ordem alfabética e ter seu significado ao lado.
O glossário deve ser estruturado da seguinte forma:
-
Fonte 10 para Arial e 12 para Times New Roman;
-
Alinhamento à esquerda;
-
Título “Glossário” centralizado, em negrito e caixa alta;
-
Distância de 2 TABs entre a palavra e seu significado.
-
Apêndice
No apêndice o autor pode incluir conteúdos de sua própria autoria que poderiam servir como suporte ou referência ao trabalho. Apesar de não ser obrigatório, pode trazer mais esclarecimento acerca do tema proposto e facilitar o entendimento para os avaliadores.
A formatação desse trecho deve contar com título na seguinte estrutura: APÊNDICE A – Título do Apêndice.
Anexo
A seção Anexos traz conteúdos do próprio autor que servem como fundamentação, comprovação e ilustração da problemática levantada na monografia. Devem ser identificados por letras maiúsculas e em ordem alfabética, com travessões e seus respectivos títulos.
A formatação desse trecho deve contar com título na seguinte estrutura: ANEXO A – Título do Anexo
Índice
O índice é o último elemento pós-textual onde são referenciadas frases importantes e as páginas onde aparecem. É um elemento opcional, que tem o objetivo de facilitar a pesquisa dos termos e os assuntos que estão relacionados.
A formatação do índice deverá conter o título ÍNDICE em maiúscula, centralizado e negrito, com fonte 10 para Arial e 12 para Times New Roman. Segue a mesma estrutura de uma lista, com as palavras ou frases ligadas a página por meio de linha pontilhada.